CARRO DO POVO, O - A BIOGRAFIA DO MAIS POPULAR DO
Avise-me
Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:
- Autor(es):
- RIEGER, BERNHARD
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 2,6cm
- Páginas:
- 400
- ISBN:
- 9788525432018
- Código:
- 216056
- Código de barras:
- 9788525432018
- Edição:
- 1
- Data de Lançamento:
- 01/01/2015
- Peso:
- 686
-
Informações do produtoUm triunfo contra todas as improbabilidadesSalão do Automóvel de Berlim. Ano: 1938. Adolf Hitler, num lance de propaganda política, apresenta o protótipo de um carro de passeio pequeno e barato, de formato peculiar, do qual todos os bons arianos poderiam desfrutar. Décadas mais tarde, esse mesmo automóvel – o Fusca da Volkswagen – é um dos bens de consumo mais amados do mundo.Para revelar como um carro encomendado pelo Führer (com o pré-requisito de que sobre seu chassi se pudesse instalar uma metralhadora) e projetado por Ferdinand Porsche se tornou uma excepcional commodity global, o historiador Bernhard Rieger examina cultura e tecnologia, política e economia, desenho industrial e geniais jogadas de marketing. Para além de sua qualidade e custo baixo, o sucesso do Fusca deveu-se à sua perturbadora habilidade de capturar a imaginação de pessoas em variadas nações e culturas. Na Alemanha Ocidental, veio a representar o “milagre econômico” do pós-guerra e ajudou a impulsionar a Europa para a era da motorização em massa. Nos Estados Unidos, foi bem recebido nos subúrbios, e então eleito pela contracultura hippie como antídoto à conformidade. A seguir, popularizou-se no Terceiro Mundo, conquistando o México e a América Latina (triunfando sobretudo no Brasil), onde simbolizou uma robustez necessária para se viver em meio à instabilidade política e econômica.Utilizando abundantes fontes, O carro do povo apresenta um elenco internacional de personagens – executivos e engenheiros, jornalistas e publicitários, operários da linha de montagem, colecionadores de carros e motoristas em geral – que transformaram o Fusca em um ícone planetário. A história desse sonho de consumo mundialmente famoso lança luz sobre as origens, os desenvolvimentos e as persistentes desigualdades que caracterizaram a globalização no século XX.
-
Especificações
- Autor(es):
- RIEGER, BERNHARD
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 2,6cm
- Páginas:
- 400
- ISBN:
- 9788525432018
- Código:
- 216056
- Código de barras:
- 9788525432018
- Edição:
- 1
- Data de Lançamento:
- 01/01/2015
- Peso:
- 686